Mudança de versão

Detectamos que você está navegando a partir de Estados Unidos e não temos um site específico para esse país. Quer mudar para a Web internacional?


Como cuido do meu aspirador de pó? (Parte II)

Cuidar bem dos aspiradores é essencial para o seu bom funcionamento: um aspirador de pó mal conservado não aspira o suficiente, esquenta, tem um cheiro estranho ou pode quebrar. Portanto, é fundamental ficar de olho nas partes mais sensíveis do aparelho e que sofrem maior desgaste devido ao uso contínuo. Nesta postagem do blog electrotodo.es, vamos explicar os pontos fracos dos robôs e vassouras a vácuo.


Robot aspirador

Estes tipos de robôs são usados ??para a limpeza diária, são muito práticos para o dia a dia, mas, em muitos casos, é necessário ter um aspirador potente que apoie a limpeza mais importante da casa. Assim, os aspiradores robôs lidam com a sujeira do dia a dia e funcionam MUITO. É preciso levar em consideração sua manutenção: geralmente não são aparelhos baratos e, se cuidarmos bem deles, podem nos ajudar por muito tempo.



Como em todos os aspiradores sem saco, os aspiradores devem estar com os filtros limpos e é aconselhável trocá-los quando não estiverem em perfeitas condições ou apresentarem deformações e rupturas.

  • Escovas rotativas


Escovas rotativas são aquelas que coletam a sujeira e a atraem para o centro do robô, os pelos podem rolar no eixo dessas escovas, é aconselhável verificar o seu estado. Além disso, com o tempo, eles se desgastam devido ao uso e devem ser substituídos. Muitas dessas escovas rotativas podem ser trocadas puxando-as para fora ou simplesmente soltando um parafuso.

A escova de massa é a que fica no centro do robô e leva a sujeira para o tanque. Deve ser mantido sempre limpo, pois esta é a parte mais essencial e que mais sofre com o robô. Verifique SEMPRE quando a limpeza for concluída.

Com o tempo, as baterias dos aspiradores acabam perdendo autonomia. Aos poucos, o tempo de limpeza é encurtado. As baterias geralmente não são muito difíceis de trocar, às vezes alguns aspiradores estão preparados para que o usuário as troque a qualquer momento, e outros requerem a desmontagem do aparelho, mas esses não costumam ser reparos complexos.

* As pilhas não são baratas: carregue o seu aspirador conforme indicado pelo fabricante nas instruções do aparelho. Há momentos em que o robô fica sem uso por um longo período de tempo, a bateria se torna inútil, mesmo que não tenha sido usada.


As rodas do robô podem travar devido ao acúmulo de sujeira em seus eixos. Nem sempre é fácil trocar essas rodas. Existem vários tipos de sistemas de montagem, com diferentes dificuldades de reparo. Se você tiver alguma dúvida, antes de comprar rodas para seu aspirador robô, entre em contato com nosso atendimento ao cliente.


Aspirador de vassoura y de mão

Assim como os aspiradores robôs, as vassouras não se encarregam da grande limpeza da casa, mas são elas que cuidam do trabalho diário, como uma vassoura tradicional, porém mais potente e confortável de usar. Eles têm uma manutenção simples que devemos atender se quisermos que durem.

  • Escovas (rodas, escovas rotativas, motor)


El cepillo es el que recoge la suciedad, normalmente cuentan con un bateador central, un cepillo que rota sobre un eje, recogiendo la suciedad del suelo. Este cepillo suele llenarse de pelo enrollado, por lo que es necesario mantenerlo limpio para que la limpieza sea correcta y no se bloquee. Cuando esta pieza se bloquea, provoca inmediatamente una avería en el eje o en el motor del cepillo. Algunas escobas venden el cepillo bateador por separado, pero otros modelos venden completo el accesorio de cepillo montado.

  • Roda

Para mover a vassoura no solo, a escova costuma ter rodas. São os que mais se desgastam, pois suportam o peso durante toda a limpeza. É muito comum que as rodas da vassoura a vácuo tenham que ser trocadas várias vezes durante sua vida útil. Geralmente são facilmente substituíveis: sua desmontagem e montagem são pressurizadas em quase todos os modelos.


Como no caso anterior, com aspiradores de pó robô, essas baterias perdem capacidade com o tempo. Sempre carregue a bateria de acordo com as instruções do fabricante.

* As pilhas não são baratas: carregue o seu aspirador conforme indicado pelo fabricante nas instruções do aparelho. Há momentos em que a vassoura fica sem uso por um longo período de tempo, a bateria se torna inútil, mesmo que não tenha sido usada.


Aspiradores de água


Este tipo especial de aspirador é diferente porque um dos seus principais sistemas de filtragem para a limpeza do ar é realizado em um tanque de água. Mesmo assim, esses tipos de aspiradores costumam possuir filtros HEPA e de espuma, que completam a função de filtração, de forma que sua manutenção em relação a esses tipos de peças é idêntica à dos aspiradores sem saco.

Um erro muito comum de uso neste tipo de eletrodoméstico é não respeitar o nível máximo de água. O nível máximo de água NUNCA deve ser ultrapassado, sendo aconselhável ficar abaixo dele, pois se for ultrapassado a qualquer momento, a água pode acabar entrando no circuito de sucção e atingindo o motor, tornando o aparelho totalmente inútil.


Quanto mais cuidarmos de nossos eletrodomésticos, não só eles nos durarão, com a consequente economia econômica e ecológica, mas seu funcionamento, durante o período de uso, será mais eficaz e eficiente.

No caso dos aspiradores de pó, uma boa manutenção economiza trabalho, tempo e dinheiro, pois uma boa manutenção otimiza o consumo de energia do aparelho.

Esperamos ter ajudado, até a próxima entrada.

Saudações e boa sorte!