Mudança de versão

Detectamos que você está navegando a partir de Estados Unidos e não temos um site específico para esse país. Quer mudar para a Web internacional?


O meu forno não funciona, como reparar um forno

O meu forno não está a funcionar, o que faço?

O que faço?

The ovenis, cada vez mais, um grande aliado na preparação de alimentos na nossa cozinha. Cada vez mais pessoas estão se tornando fãs de assar em casa: são receitas mais saudáveis e podemos controlar a qualidade dos ingredientes. Também descobrimos que muitas receitas usam o forno em algum momento. É também uma grande ajuda para aqueles que, em vez de aproveitarem o tempo na cozinha, optam por pratos pré-cozinhados: pizzas, lasanhas, empanadas... no supermercado há toda uma área de soluções rápidas para cozer sem aquecer a cabeça.

Mas, o facto é que, quanto mais horas de uso, mais provável é que o nosso forno se parta. Electrotodo.es oferece-lhe um pequeno tutorial reparação para que possa localizar as falhas mais comuns e reparar o seu forno com as suas próprias mãos.

Que tipo de forno você tem

?


A primeira coisa a ter em mente é que tipo de forno você tem em casa:

Que tipo de forno você tem em casa?

  • The classic models had essentially a mechanical timer and thermostat, a safety thermostat and 2 or 3 heating elements (they also have one or 2 fans, but these usually not cause serious damage to the appliance). Modelos simples com estas peças ainda hoje estão no mercado, e são normalmente os mais fáceis de reparar (e os mais fáceis de entender).
  • Modern>strong>strong>electronic models basically have an electronic module that regates the thermostats (NTC sensors) or a sensor and a mechanical thermostat. Este módulo também regula o temporizador e outras funções adicionais de alguns fornos. Nestes modelos existem falhas que dependem da placa que só podem ser localizadas descartando o resto das peças do forno, portanto repará-las pode ser mais complicado.
  • .

Quando num modelo clássico a luz acende mas o forno não aquece:

:

Resistência como reparar forno<

Balay oven heating element<

  • Check the resistors. Quando qualquer uma das resistências é cortada em qualquer ponto, ela recebe energia mas não pode convertê-la em calor. Algumas resistências funcionam ligando-as directamente a 220V, mas também podem ser verificadas com um multímetro ou testador eléctrico: na posição 200 K? se quando as pontas são colocadas em cada extremidade do resistor marcarem "1" (como na figura 1), o resistor é cortado. Nós localizamos a falha, se não houver outro problema, basta substituir a peça para reparar o forno.
  • .

Figure 1.

Figure 1.

Multimeter marking NO continuity

Multímetro para reparação de fornos<

Oven Safety Thermostat

  • Check the safety thermostat. Existe um termostato na parte superior traseira do aparelho que corta a alimentação em caso de sobreaquecimento. Pode ser medido com um multímetro da mesma forma que a resistência. Em alguns casos avariam devido ao uso, sem sobreaquecimento, no entanto, é possível que cortem a alimentação eléctrica devido a um mau funcionamento do termóstato geral. Portanto, se a reparação exigir a substituição desta peça, é aconselhável substituir também o termostato ajustável do aparelho, para que isso não volte a acontecer.
  • .

Safety thermostat<

Termostato ajustável para reparo do forno<

  • Check the appliance's thermostat. O termostato é a parte que regulamos para regular a temperatura do forno. Uma falha nesta parte do forno pode fazer com que o aparelho não aqueça ou que os elementos de aquecimento não parem de aquecer, atingindo temperaturas excessivas. A continuidade do circuito no termostato depende da temperatura a que a sonda está ajustada, por isso é mais difícil de medir, embora o acima descrito se aplique para a verificação dos elementos de aquecimento e do termostato de segurança.

Quando um modelo clássico não liga o dispositivo, ou seja: nada funciona:<<

.

Adjustable thermostat<

<

Selector para reparação do forno<

  • Check switch. O interruptor, ou selector, pode queimar, deixando o aparelho sem energia. Neste caso, a falha é reparada através da substituição da peça. É sempre aconselhável substituir todas as ligações rápidas nos conectores quando o interruptor é queimado, caso contrário a falha será reproduzida mais cedo do que desejaríamos.

Beko oven switch<<

Beko oven switch<

Replacement Ovenue Timer<

  • Check the operation of the clock/timer. Este é um caso raro, embora haja momentos em que, se nunca usarmos a função de temporizador, a posição foi simplesmente mudada para "off" e o forno não funciona. Não há sequer uma avaria, basta mover o selector para a verificar. Outra opção é que o mecanismo interno seja danificado ou que as conexões sejam queimadas. Neste último caso, também é aconselhável substituir os conectores que se queimaram para evitar complicações futuras.

These are the parts that cause problems in ovens. No caso de fornos digitais, ou em fornos mistos, algumas destas indicações podem ser seguidas, dependendo do modelo, eles têm uma ou outras partes. Quando o problema com o forno digital é que não há alimentação de energia proveniente da placa eletrônica, é necessário considerar a possibilidade de que seja todo o módulo que está causando a falha, embora isso seja outra história.

Esperamos ter sido úteis: Muito obrigado por ler, se tiver alguma dúvida, pode escrever-nos nos comentários abaixo. Ou, se preferir, pode consultar um técnico que o aconselhará no customer service of electrotodo.es

.

Balay oven timer