Vamos tentar criar o post mais completo, mais exaustivo e esclarecedor na internet sobre avarias em centros de engomadoria, sua possível solução e peças de reposição necessárias. AVISAMOS: vai ser comprido e denso, então é melhor dividir em 3 partes…

O que é um centro de engomar

Os centros de engomadoria (a partir de agora usaremos os termos chapa de ebulição o Centro de engomadoria indistintamente) são eletrodomésticos que contêm uma certa complexidade. Dentro dele há uma infinidade de componentes complexos (em alguns casos, o número de peças sobressalentes funcionais de uma placa de caldeira é surpreendentemente alto). Eles desempenham várias funções para atingir dois objetivos principais:

  1. Transformar a água contida em um tanque em vapor com uma pressão mais ou menos intensa.
  2. Manter a resistência do ferro a uma temperatura alta e constante.

Como identificar o meu centro de engomadoria

Embora por fora os centros de engomar possam parecer semelhantes, há muitos tipos dependendo do sistema mecânico com o qual o fluxo de vapor é alcançado.

Antes de conhecer as avarias mais frequentes numa engomadoria,.pt importante saber identificar o tipo, pois cada um tem partes diferentes e as avarias podem variar muito. Para simplificar, vamos agrupá-los em três tipos principais:

  1. Centros de engomar a vapor contínuo (também conhecido comercialmente como autonomia ilimitada) com caldeira e electroválvula. Se conseguir engomar o tempo que for necessário, basta encher o depósito, e ao carregar no botão do vapor ouve-se um clique na parte da caldeira; este é o seu tipo de ferro.
  2. centros de engomadoria Vapor de injeção contínua de vapor: com bomba e “trocador”. Estes centros de engomar podem ser identificados porque, ao pressionar o vapor, não se produz o som típico da abertura da válvula solenóide (um claque característico).
  3. Cpastilhas de engomar com autonomia limitada: com caldeira e tampa de segurança. Se o seu ferro de engomar tem uma tampa de segurança e quando acaba a água da caldeira tem que esperar um pouco, encher a caldeira e reaquecer o aparelho, o seu ferro é deste tipo.

Agora que você conhece o seu tipo de centro de engomar, vamos dizer-lhe quais são as avarias mais frequentes. A partir de agora vamos listar as peças de reposição que causam as avarias mais comuns que podem sofrer os centros de engomar, explicando as possíveis causas de cada avaria, possíveis soluções e formas de evitar a quebra. Além disso, em cada caso, esclareceremos a que tipo de placa de caldeira cada uma das avarias pode ser aplicada. Como podem ver, os centros de engomadoria são um universo complexo 🤣.

 

Por que meu centro de engomar quebra? Principais peças de reposição para centros de engomar

O depósito do centro de engomar está quebrado

Em centros de engomar com autonomia ilimitada, a primeira falha que podemos encontrar é a rotura do depósito: por quedas, se o depósito do centro de engomar for amovível, ou por ação de incrustações de água, pode provocar fugas. Você pode encontrar depósitos para centros de engomadoria aqui.

Ele plug central de engomar tem um vazamento de vapor

A tampa, como parte funcional, só pode ser encontrada nos ferros de autonomia limitada; os ferros de autonomia ilimitada cobrem o tanque com um invólucro que tem uma função puramente estética. Ele rolha é uma substituição de segurança que veda a caldeira para que ela possa começar a aumentar a pressão. No seu interior, as tampas dos centros de engomar possuem uma válvula de segurança que se abre em caso de aumento excessivo da pressão. Esta válvula de segurança, com o tempo e devido à corrosão provocada pela cal presente na água, pode deixar de fechar corretamente, provocando fugas injustificadas pelo bujão.

Tapón para centro de planchado Delonghi Pro 7328122200

Existem também válvulas de segurança internas dentro do aparelho que agem de forma semelhante para evitar riscos com a pressão do vapor: são uma espécie de bujões que se abrem para evitar que o aparelho tenha excesso de pressão.

Portanto, em algumas ocasiões, ocorrem vazamentos de pressão pela tampa devido ao excesso de pressão causado por uma falha no pressostato.

O resistência da caldeira não funciona

Resistencia del centro de planchado Rowenta, Tefal CS-00134506

Em todos os tipos de centros de engomar existem resistências que aquecem a água para a transformar em vapor. Sim nenhum vapor sai do ferro, devemos verificar se a resistência funciona corretamente. Às vezes, o fabricante os vende junto com a caldeira ou o trocador, mas muitos modelos Rowenta ou Tefal têm uma resistência independente da caldeira. Normalmente a resistência é danificada pelo uso contínuo do aparelho,.pt dizer,.pt uma peça que se desgasta normalmente e pode quebrar, mas também pode acontecer que o…

falha em termostato da caldeira de um centro de engomadoria

Termostato Polti M0000390 Centro de planchado

Termostatos regulam o temperatura a que a caldeira funciona, estão associados à resistência e, se estiverem danificados, podem provocar deformações na caldeira, o ferro não emite vapor, emite água em vez de vapor ou ainda, por excesso de pressão, fugas de água no interior do aparelho. As caldeiras e permutadores, consoante o caso, costumam funcionar com dois ou três termóstatos, um estabelece a temperatura óptima para a criação de pressão no interior da caldeira, outro encarrega-se de fazer entrar água na caldeira desde o depósito e, além disso, pode haver outro termostato de segurança. Sim, a coisa do termostato é leite ruim.

 

O bomba de água não funciona

Acabamos de explicar que existe um termostato que faz com que a água entre na caldeira. E como? graças ao cano. A bomba desloca a água do reservatório para o interior da caldeira, onde será formado o vapor. Portanto, se a caldeira não leva água E os termostatos estão funcionando corretamente,.pt É provável que o problema do ferro esteja na bomba. Isso também funciona ao contrário: se a caldeira não leva água E se a bomba funciona bem, provavelmente a falha está nos termostatos da caldeira.

Bomba de centro de planchado Bosch 12014455

nas placas com trocador de vapor, a bomba é uma peça pequena, com uma saída de pressão mínima e muito pouca potência, por isso é essencial, nestes ferros, cuidar da qualidade da água para evitar calcificações que causem obstrução.

 

Falha no pressostato

Presostato Vaporella, Vaporetto rosca 1/8 3,5 bar Polti M0005038

 

O pressostato é responsável por limitar a pressão dentro das caldeiras de placas com caldeira (hoje não existem pressostatos nas placas de injeção). Se ele interruptor de pressão sofrer uma avaria, a pressão da caldeira pode ser excessiva, o que provocaria fugas através da sua válvula de segurança. Isso também pode ser entendido ao contrário..pt ou seja, se houver vazamento na válvula de segurança da caldeira (você pode ver dentro das partes mecânicas dos centros de engomar),.pt Recomendo ficar de olho no pressostato.

manutenção de caldeira

Pouco a explicar aqui: é o parte principal da criação de pressão de vapor. É improvável que quebre sozinho, pois são as peças a ele associadas que sofrem mais desgaste. Claro, pode ser afetado pelo calcário na água e no resto das impurezas que se acumulam. É MUITO recomendável limpar a caldeira regularmente (neste e neste vídeo pode ver exemplos de limpeza em diferentes centros de engomadoria) e descalcificar com produtos específicos (os desta categoria).

 

Trocador de centro de engomar

Nos ferros com autonomia ilimitada mas sem caldeira, a parte que produz o vapor é uma resistência tubular por onde passa a água fria que se transforma em vapor. Os canos de água desta peça de reposição são muito pequenos, então qualquer calcificação pode entupi-los. É aconselhável prestar especial atenção à qualidade da água nestes ferros, pelo que muitos deles têm filtro.

 

Quando mudar o filtro de água do meu ferro

Cartucho anticalcáreo Taurus filtros Sensity 999242 centro de planchado

Os filtros de água são recargas que purificam a água, melhorando sua qualidade e evitando quebras. O filtro é uma peça que deve ser trocada com uma frequência estabelecida, dependendo do fabricante e modelo. Em ferros com trocador de vapor é uma peça particularmente necessária, por isso é aconselhável trocá-los periodicamente. Lembre-se também que se o seu ferro não estiver equipado com um filtro de água,.pt É necessário prestar especial atenção à sua limpeza e descalcificação.

O eletrovalvula não funciona

Electroválvula Rowenta CS-00112685

Peça essencial em placas de caldeiras com autonomia ilimitada com caldeira e naquelas com autonomia limitada. Quer dizer: se o ferro realmente tem caldeira -não é um injetor ou trocador de vapor- você precisa de uma válvula solenóide para regular a saída de pressão do vapor da caldeira. As válvulas solenóides são peças de reposição com duas partes: uma válvula mecânica que abre ou fecha a saída da caldeira e uma bobina elétrica que dá o comando à válvula. Isso nos dá muitas informações:

  1. Se a caldeira tiver pressão de vapor E o sinal elétrico ao pressionar o botão de vapor do ferro atingir a bobina (e soa claque!, claque!), mas a válvula não abre,.pt que está bloqueado e você tem que trocar a peça.
  2. Se a caldeira tiver pressão de vapor E o sinal elétrico ao pressionar o botão de vapor do ferro atingir a bobina, mas não soa claque!, claque!, a bobina do centro de engomar está danificada e esta parte do centro de engomar deve ser substituída.
  3. Se o ferro não produzir vapor porque o o impulso elétrico necessário nem chega à bobina da válvula solenóide. Então, amigos, duas coisas podem acontecer… botão de vapor ou monotubo.

Ele botão de vapor do ferro foi danificado

É a parte elétrica que está sob o gatilho do nosso ferro. É aquele que dá o sinal à electroválvula para abrir o vapor da caldeira nos ferros com autonomia ilimitada com caldeira e nos com autonomia limitada. Em ferros com injeção de vapor, o botão ativa a injeção de vapor. Se o sinal de saída de vapor não ativar, pode ser devido a um problema elétrico ou a localização desta peça ou outra coisa, que vem logo após...

Monotubo

Esta é a peça de reposição conduz o vapor da caldeira para a resistência do ferro e também possui as conexões elétricas necessárias para o seu funcionamento. O monotubo transporta eletricidade para a resistência e também transporta o sinal do botão de vapor de volta para a válvula solenóide da caldeira.

A verdade é que o tubo principal que sofre danos numa barra de engomar é o monotubo: é o tubo principal que une a parte da caldeira com a parte do ferro. O monotubo quebra devido ao desgaste. Não tem outra opção, você pode colocar um protetor monotubo (como esse) para evitar quebra, mas não tem muito mais o que fazer para evitar danos.

Monotubo Vaporella Polti Cable de Plancha M0004061

 

Resistência/sola de ferro

O resistência de ferro.pt realmente o encarregado de passar roupas. Seu sinal elétrico chega aos terminais do monotubo no ferro, mas a resistência não aquece, a falha é clara. OLHO! Às vezes parece que a resistência do ferro aquece, mas não muito, pois o vapor, ao chegar à base, transforma-se em água e o ferro cospe água com sujidade. É provável que a resistência não esteja realmente aquecendo e na verdade estamos apenas percebendo o calor da água que sai da caldeira.

Resistencia suela plancha de vapor Effective Rowenta SS-9100042045

 

Interruptores, cabos...

Aqui podemos dizer pouco. Eles são responsáveis ​​por alimentar o aparelho eletricamente. Se o nosso centro de engomar não receber energia, é normal verificar primeiro o estado do interruptor mestre, que é uma peça que tende a quebrar; e o cabo de alimentação. Esta parte tem pouco mistério. Mas… e se tivermos verificado que todos os itens acima funcionam corretamente e o ferro continua funcionando mal, há excesso de pressão, vazamentos de água, ele desliga quando quer ou deixa de emitir vapor injustificadamente? Bem, quase sempre a solução é a mesma:

módulos eletrônicos e controle

À medida que os electrodomésticos se modernizaram e adquiriram novas funções - mais ou menos úteis, não se enganem - foram introduzidas peças que necessariamente tinham de controlar as funções de todas as partes do aparelho. Nossos aparelhos tinham pernas e braços (válvulas e cabos), coração (caldeira), olhos e ouvidos (termostatos e pressostatos) … mas de repente eles precisavam de um cérebro que organizasse todas essas partes. Quando todas as partes funcionam separadamente, mas há um problema cuja raiz não conseguimos encontrar, a falha provavelmente vem da placa de controle, um cérebro, que organiza todas as operações.

 

Modulo de control centro planchado Rowenta DG896 CS-00143106

 

 

Para concluir

Consertar um ferro sem nenhum conhecimento prévio é bastante complicado, abrindo as caixas e encontrando um emaranhado de cabos, tubos e peças elétricas que por vezes não apresentam sinais visíveis de falha, dá-nos o primeiro impulso de voltar a fechar as caixas e apertar rapidamente os parafusos. : "Hala, bem, seria”. Mas, com um pouco de conhecimento e usando a lógica, tudo pode ser um pouco simplificado. Podemos prolongar a vida útil de nossos aparelhos, economizar dinheiro e produzir muito menos lixo em nossos aterros sanitários. Esperamos que este pequeno guia faça muitos centros de engomadoria ter uma segunda ou terceira vida.